AFINAL, PRECISO TIRAR O SISO?
- fernando andriani
- 26 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de abr. de 2021

Uma dúvida muito frequente na nossa clínica é referente a necessidade ou não de remoção dos dentes sisos. As pessoas querem saber o que pode acontecer se eles não forem removidos, se pode trazer alguma complicação ao não.
Pensando nisso, resolvi escrever essa matéria para ajudar esclarecer um pouco mais sobre esse assunto que assusta muita gente.
O que é o siso?
As pessoas com dentição normal tem 32 dentes divididos em duas arcadas (superior e inferior). Destes, 12 dentes nós chamamos de molares e dentre os molares, os 4 últimos a nascerem são chamados sisos. Eles se desenvolvem mais tarde que os outros dentes da boca e erupcionam (nascem) na boca por volta de 16 a 21 anos aproximadamente.
São chamados de siso, porque siso em latim significa “juízo” que faz referência a época que eles erupcionam, perto da idade adulta.
O que o dente siso pode causar?
Na maioria das vezes, os dentes sisos não tem espaço suficiente para nascer, o que faz com que eles fiquem parcialmente ou completamente dentro dos ossos maxilares. Isto pode acarretar alguns problemas como formação de cistos ou tumores, infecções gengivais, dores, reabsorções dos dentes adjacentes entre outros. Veja em complicações associadas ao dente siso.
Como é a cirurgia para remoção dos sisos?
O procedimento para remoção dos sisos é feito na própria clínica odontológica, sob anestesia local. De maneira geral não existe necessidade de algum tipo de sedação, mas se o paciente for muito ansioso e achar melhor, também trabalhamos com sedação. O tempo de procedimento pode variar bastante dependendo da dificuldade e quantidade de dentes a serem removidos. A média fica entre 20 e 30 minutos por dente.
Previamente ao procedimento, é necessária uma consulta de avaliação pré-operatória, onde avaliamos a real necessidade de remoção dos dentes sisos, se o paciente está apto a passar pela cirurgia, necessidade de algum exame e também para passar uma medicação que deve ser iniciada antes do procedimento para que a recuperação seja mais tranquila.
Os pontos são removidos entre uma e duas semanas após a cirurgia e partir daí, de maneira geral o paciente já volta a toda sua rotina normal.
Mas será que sempre é necessário remover os sisos?
É comum escutarmos histórias de pessoas que removeram os sisos, isso porque é muito comum a necessidade de remoção destes dentes.
A resposta é não, todas as vezes que esses dentes tiverem espaço e condições de erupcionarem (nascerem) corretamente e de se manterem saudáveis, eles são como quaisquer outros dentes na boca e NÃO DEVEM SER REMOVIDOS.
Quando tem que tirar o siso?
Remover os sisos muito cedo (antes dos 13 anos) pode ser ruim pois o dente ainda está muito incluso dentro do osso. Por outro lado remover muito tarde (após os 30 anos) pode trazer mais dificuldade pois o dente já está totalmente formado e com o passar da idade a recuperação vai sendo mais difícil.
O ideal é a partir dos 13 / 14 anos fazer uma avaliação da necessidade ou não de remoção, pois caso seja indicado remover, fazer isso no momento certo facilita a recuperação.
Comentários