O QUE É A RETRAÇÃO DE GENGIVAL?
- fernando andriani
- 10 de abr. de 2021
- 3 min de leitura
A Periodontia trata de todos os assuntos relacionados com a gengiva e aos tecidos que envolvem e sustentam os dentes, desde as doenças até problemas estéticos.
Como periodontista, um dos problemas mais comuns que encontro na clínica diária é a retração gengival, problema que atinge uma grande parcela da população.
A retração ou recessão gengival é um problema que afeta o tecido gengival ao redor do dente. Na retração este tecido gengival retrai e expõe a raiz do dente envolvido.

Tenho retração de gengiva, posso perder meu dente?
Sim, em casos mais avançados a retração gengival pode levar a perda dos dentes, principalmente quando a causa da retração gengival é a doença periodontal (periodontite) em estado avançado. Entretanto na maioria dos casos, as retrações podem ser tratadas e não levam a perda dental.
O que causa a retração / recessão gengival?
Essa é uma pergunta que não é fácil responder, pois a retração gengival tem inúmeras causas e estas podem ou não estar associadas entre si.
É fundamental que o periodontista faça um correto diagnóstico pois somente assim o tratamento correto pode ser feito para que se alcance resultados satisfatórios.
Dentre as causas mais comuns temos os traumas de escovação, problemas oclusais, posicionamente dental, movimentações ortodônticas, periodontite, etc.
Problemas causados pela retração gengival.
Do meu ponto de vista, são quatro os principais problemas de quem possui retração gengival:
1- Perda do dente: a perda do dente seria a pior consequência da retração gengival e na maioria das vezes pode ser evitada;
2- Sensibilidade dentinária: em algumas pessoas a raiz exposta trás uma sensibilidade aumentada e pode gerar dor ou desconforto com frio, quente, doce ou alimento ácidos.
3- Estética: pessoas que expõe a gengiva quando sorriem podem ter um comprometimento estético quando possuem retrações gengivais, já que quanto maior é a retração, maior o aspecto de dente longo. Além disso a área da raiz exposta tem uma cor mais escura que a do esmalte.
4- Perda de estrutura do dente: na retração gengival, temos a exposição da raiz do dente, essa raiz exposta não tem a mesma dureza do esmalte do dente, com isso é comum vermos um desgaste da raiz, formando uma concavidade na mesma.
Na minha clínica, a principal razão que as pessoas me procuram quando estão com retração gengival é pela sensibilidade nos dentes seguido de queixas estéticas.
Tratamento das retrações gengivais.
Na maioria dos casos é possível tratar as retrações gengivais, mas para isso é fundamental o correto diagnóstico das causas. O que buscamos com o tratamento é cobrir novamente a raiz exposta, recuperando a gengiva que foi perdida e/ou estabilização do quadro para que não se agrave.
Muito me assusta ver na clínica a quantidade de gente que sofre de retração gengival e teve um tratamento inadequado. Não concordo, por exemplo, em cobrir a raiz exposta com materiais restauradores como primeira opção de tratamento. Se a sequela da retração é a perda de tecido gengival, é este tecido que temos que buscar recuperar.

Sempre que possível, buscamos recuperar o tecido gengival perdido através de procedimentos que tracionam novamente a gengiva que retraiu associados ao não a um enxerto gengival para melhorar o prognóstico.
É o que chamamos de plásticas gengivais. Estes procedimentos são feitos sob anestesia local, pelo periodontista, na clínica odontológica. É fundamental o uso de instrumentos adequados, que são delicados e desenvolvidos para este fim.
Fernando Andriani
Mestre e Especialista em Periodontia
Especialista em Implantodontia
Comments