Profilaxia Odontológica (limpeza dentária)
top of page
Buscar

Profilaxia Odontológica (limpeza dentária)

  • Foto do escritor: fernando andriani
    fernando andriani
  • 5 de jun. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 9 de mar. de 2023

Por que é importante fazer a profilaxia dentária (limpeza) periodicamente?


Não é “só uma limpezinha”, ou ao menos não deveria ser. Quando vejo alguns pacientes ou até colegas dizendo que a profilaxia (limpeza) é só uma limpezinha, que é rapidinho de fazer eu realmente preciso discordar. Para mim, a consulta de profilaxia é talvez o atendimento mais importante dentro da clínica odontológica, principalmente quando o objetivo desta consulta deve estar focado na prevenção.

O termo profilaxia significa: utilização de procedimento e recurso para prevenir e evitar doenças.



periodontontista Florianópolis, profilaxia /limpeza dentária em clínica odontológica em Florianópolis.
profilaxia - diversidade de escovas apropriadas para cada situação.


Profilaxia odontológica, o que é?


A profilaxia (limpeza), consiste na remoção de toda placa bacteriana (biofilme) e todo tártaro (cálculo) em torno dos dentes, esteja ele para fora da gengiva ou subgengival. Além disso também removemos as manchas dentárias que vão se acumulando com o tempo. Para isso eu utilizo instrumentos específicos de acordo com a necessidade de cada um, como: aparelho piezoelétrico, curetas, sondas, foices, escovas profiláticas, taças de borracha, pastas profiláticas.


O que o dentista deve fazer na consulta de profilaxia?


Além de todo o procedimento descrito acima, nesta consulta é quando tenho a oportunidade de avaliar a saúde bucal como um todo. O que eu faço:


1- Prevenção de câncer de boca ou outras lesões em tecidos moles.


Faço toda a avaliação dos tecidos moles como bochechas, mucosas, gengivas e língua. Avalio a cor, a textura ou presença de alguma lesão. Com isto consigo ver se estes tecidos estão normais ou se possui alguma alteração.


2- Prevenção de cáries


Durante a consulta de profilaxia é necessário avaliar dente por dente para ver a presença de cáries ou de algum fator que possa favorecer o seu desenvolvimento, como por exemplo restaurações mal adaptadas. Também avalio se está tendo falha na higienização ou acúmulo de cálculo dental (tártaro).


3- Prevenção de doenças gengivais.


Também é importante fazer a avaliação de todo tecido gengival em torno dos dentes, verificando a presença de sangramento, pus, edema ou mudança de cor. Isso é muito importante, pois as doenças periodontais na maioria das vezes evoluem de maneira silenciosa e se não diagnosticadas podem levar a perda dental. Doenças gengivais também são as maiores responsáveis pelo mau hálito.


4- Pesquisa de hábitos parafuncionais (bruxismo / apertamento)


Os hábitos parafuncionais são responsáveis por desgaste de estrutura sadia do dente, por fraturas, por dores articulares e até dores de cabeça. Na maioria das vezes o paciente não sabe que tem, por isso é muito importante o dentista procurar por sinais que possam levar a desconfiar que o problema existe. É importante ressaltar que esses hábitos estão cada vez mais presentes nos jovens e que quanto antes é feito o dignóstico, menores as consequências.


5- Controle de retrações / recessões gengivais


São uma das principais responsáveis pela sensibilidade dental e podem também prejudicar bastante a estética do sorriso.


6- Instrução de limpeza


A consulta de profilaxia também é uma oportunidade para repassar instruções de higiene oral específicas a dificuldade de cada um, com dicas de técnicas de escovação, de uso de fio dental, de uso de pasta de dentes ou deu uso de algum outro método auxiliar de higiene oral.


7- Pedido de exames complementares


Nem sempre é possível “ver”tudo clinicamente, logo, nesta consulta também avalio a necessidade de pedir exames complementares, como por exemplo, exames radiográficos. Esses exames não devem ser pedidos indiscriminadamente e sim de acordo com a necessidade de cada um.


Materias adequados para a profilaxia /limpeza dentária.
Mesa preparada para profilaxia / limpeza dentária.


Quando devo fazer a profilaxia?


Minhas chamadas de retorno das profilaxia não tem um padrão definido, por exemplo, de 6 em 6 meses. Gosto de fazer a chamada de retorno individualizada de acordo com o que foi avaliado e conversado com cada paciente. Tenho paciente que deve voltar de 2 em 2 meses e outros que só peço que retornem a cada 2 anos.


Não deixe de fazer as consultas de profilaxia periódicas com um dentista de sua confiança. Através dessas consultas é possível prevenir uma série de doenças bucais.


Fernando N. Andriani

CRO/SC 6144

Mestre e Especialista em Periodontia

Especialista em Implantodontia

integre logo].png

Rua Cristóvão Nunes Pires, 86

Edifício Carl Hoepcke, Torre Suden - Sala 203

Florianópolis, Santa Catarina - Brasil

Telefone:  (48) 3225-0085

WhatsApp: (48) 98805-0366

© 2021 por Fernando N. Andriani

bottom of page